Voltar
02/07/2024
Marketing de oportunidade: o que é e como usá-lo?

Em um mercado que está em constante mudança e é altamente competitivo, as marcas devem sempre estar atentas a qualquer oportunidade de se destacar — independentemente do ramo de atuação. 

Se você sente que é difícil para a sua empresa se conectar com o público e mantê-lo engajado, o marketing de oportunidade pode ser uma excelente alternativa. Até porque todo negócio, seja ele novo no mercado ou já consolidado, está inserido em um contexto maior. E isso não deve ser ignorado. 
Nesse texto, vamos explorar o que é o marketing de oportunidade, quais são seus objetivos, como aplicá-lo e exemplos de grandes marcas que souberam aproveitar esses momentos de forma muito inteligente. 

 
O que é o Marketing de Oportunidade? 

Também conhecido como “marketing de momento”, o marketing de oportunidade é uma estratégia que envolve a criação de campanhas e ações baseadas em tendências atuais ou acontecimentos imprevistos que capturam momentaneamente a atenção do público. Por exemplo, quando algo vira meme e as marcas conseguem “surfar na onda” rapidamente, isso é marketing de oportunidade.  
 
Além disso, essa abordagem também pode ser utilizada em datas comemorativas como Natal, Dia das Mães, entre outras, para aumentar o interesse e engajamento do público nessas ocasiões específicas. 
 
Qual o objetivo do marketing de oportunidade? 

O principal objetivo do marketing de oportunidade é criar uma conexão mais direta e imediata com o público, aumentando assim o engajamento dos clientes e a visibilidade da marca de maneira natural e autêntica — e o melhor: geralmente, gastando pouco. 
Saber aproveitar momentos específicos que estão em alta é essencial para se diferenciar da concorrência e impulsionar as vendas, uma vez que uma estratégia de marketing de oportunidade bem desenvolvida é capaz de capturar imediatamente a atenção do público, destacando a marca. 
 
A essência do marketing de oportunidade está na possibilidade de se conectar com o público em tempo real. E é por isso que, se bem estruturada, essa estratégia pode dar tão certo: o público busca autenticidade para se conectar a empresa. Quando as marcas conseguem se envolver rapidamente (e de forma inteligente) nas tendências, elas se tornam mais relevantes e próximas do seu público-alvo. 
 
Além disso, campanhas de marketing de oportunidade tendem a maximizar ROI, por serem mais econômicas e focarem, principalmente, nas redes sociais (Redes-sociais-a-chave-para-o-sucesso-das-pequenas-empresas). 
 
Como aplicar o marketing de oportunidade? 

Para aplicar o marketing de oportunidade, alguns passos são essenciais. Sem dúvidas, o principal deles é o monitoramento constante. É preciso estar sempre atento às redes sociais, notícias e trends que podem ser aproveitadas pela sua marca. No mais, você também deve considerar alguns outros pontos bastante relevantes: 
 
Agilidade é crucial para o marketing de oportunidade, uma vez que os assuntos em alta mudam depressa. Por isso, não basta apenas estar atento, é preciso planejar e executar rapidamente; 

Não adianta participar se não faz sentido para a sua marca. Por isso, certifique-se de que a campanha seja criativa e relevante para o assunto em questão. Caso contrário, não apenas não gerará conexão com o seu público, como também pode ter um impacto muito negativo. 

Para qualquer estratégia, incluindo o marketing de oportunidade, é essencial sempre realizar análises e ajustes. Isso permite avaliar o que funcionou (ou não) e aprender como agir nas próximas oportunidades. 


Case prático: A guerra do Ovomaltine 


Um exemplo clássico de marketing de oportunidade foi a “guerra do Ovomaltine”, que aconteceu em 2016. Na época, o McDonald’s informou que passaria a ter exclusividade no uso do nome Ovomaltine. Acontece que o Bob’s, rede de fast food rival, lançou o clássico milkshake de Ovomaltine em 1959 e tinha um contrato de exclusividade, que foi finalizado em 2005. 
 
Ambas as marcas aproveitaram a situação para aplicar o marketing de oportunidade. O Bob’s, por exemplo, passou a chamar a bebida do McDonald’s de “MilkFake”. 
 


A partir daí, diversas outras redes de fast food seguiram o mesmo caminho: o Burger King, por exemplo, se posicionou dizendo que vendia o milk shake com “o ingrediente que não pode ser nomeado”. 

Case prático: Divertida Mente 2 

Outro exemplo recente de marketing de oportunidade é o lançamento do filme “Divertida Mente 2”, que está se mostrando um grande sucesso — talvez até maior que o primeiro filme. Devido a esse sucesso, inúmeras marcas estão aproveitando a oportunidade para se associar ao filme, seja através do lançamento de produtos temáticos ou memes nas redes sociais. 
 
Lembra do fenômeno do filme da Barbie? Algo semelhante aconteceu durante seu lançamento, com tudo se tornando cor-de-rosa. 
Ao se associar a “Divertida Mente 2”, as marcas não apenas aproveitam o sucesso do filme, mas também demonstram sua atenção e capacidade de se conectar com seu público de maneira relevante e criativa. 
 
Por exemplo, a Colorama lançou uma linha de esmaltes inspirada nos personagens do filme, com cores que representam as emoções de cada personagem. Essa ação gerou maior visibilidade e engajamento com o público, mostrando como o marketing de oportunidade pode ser uma ferramenta muito poderosa quando bem utilizada. 
 
Quando (e como) encontrar a oportunidade certa? 

  • O marketing de oportunidade é uma estratégia que exige mais atenção e criatividade. Você já ouviu a expressão “ter a faca e o queijo na mão”? Marketing de oportunidade é isso, entretanto, você precisa saber como utilizá-lo de forma inteligente. 
  • Estar atendo ao que acontece no “mundo exterior” e saber ser ágil é primordial. Além disso, alguns pontos são essenciais para montar uma boa estratégia de marketing de oportunidade: 
  • Conheça muito bem a sua persona e se mantenha fiel ao seu tom de voz. Estudar constantemente o seu público é fundamental;
  • Evite abordar temas que não têm relevância para o seu público, pois isso pode afastá-lo ao invés de aproximá-lo; 
  • Faça-se sempre a seguinte pergunta: o que o meu público anda dizendo? Ele está satisfeito? Nem todo assunto do momento será pertinente — seja para o seu público ou para o momento da empresa; 
  • Monitore de perto a concorrência (direta e indireta) e observe suas ações, bem como a resposta do público a essas iniciativas; 
  • Acompanhe de perto as mudanças do mercado e eventuais trends. 

Algo muito importante não pode ser esquecido: realize uma pesquisa minuciosa antes de aproveitar qualquer oportunidade. Não use tragédias para tentar “surfar na onda”. Isso pode causar uma reputação extremamente negativa para o seu negócio. 
 
Você já conhecia essa estratégia? Que tal começar a aplicar e fortalecer a imagem da sua marca? A A9 Comunicação está pronta para ajudar a sua empresa! Entre em contato conosco! 
 

contato@a9comunicacao.com.br
São Paulo / Brasil.
Todos direitos reservados.
2015_2024
ACOMPANHE NOSSOS
CANAIS