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03/09/2024
Funil de conteúdo: o que é e como funciona?

Se você trabalha com marketing e quer criar estratégias eficientes, você precisa entender a jornada de compra do seu cliente. E é aí que entra o conceito de funil de conteúdo! Essa ferramenta é excelente para guiar os consumidores desde o primeiro contato com a sua marca até a etapa de decisão de compra.

Mas como exatamente isso funciona? E como você pode aplicá-lo ao seu negócio? 

Vamos explorar — continue a leitura!

O que é funil de conteúdo?

O funil de conteúdo é uma das estratégias utilizadas no marketing para guiar potenciais clientes ao longo de toda a jornada de compra, indo desde o momento em que eles descobrem a própria necessidade/dor (topo de funil) até a decisão final de compra (fundo de funil).

Em outras palavras, o funil de conteúdo serve para orientar o consumidor, oferecendo conteúdo de valor que seja certo e na hora certa, de acordo com o nível de interesse e conhecimento que ele tem sobre o produto ou serviço.

É essencial saber que nem todos os consumidores estão prontos para comprar logo de cara. Ou seja, alguns estão começando a explorar suas opções, pesquisando, enquanto outros já estão mais próximos de tomar uma decisão final.


Quais são as etapas do funil de conteúdo?

O funil de conteúdo é dividido em três etapas principais, como veremos a seguir, e serve para criar um caminho claro que leva o cliente desde a descoberta da sua marca até a conversão.


Funil de conteúdo: topo

Aqui é onde tudo começa! O topo do funil é a etapa em que o consumidor ainda está descobrindo que tem uma necessidade e/ou um problema que precisa ser resolvido. Nessa fase, o potencial cliente pode não conhecer a sua marca, então o objetivo é gerar consciência e atrair a atenção dele através de conteúdo de valor.

Para essa etapa, você pode apostar em conteúdos informativos e educacionais, como blogposts, e-books, vídeos que ensinam algo, etc.

Se você tem uma marca de maquiagens, pode apostar em um reel para o Instagram ensinando a fazer um delineado, ou um blogpost falando sobre os diferentes tipos de sombra, por exemplo!


Funil de conteúdo: meio

Os consumidores que estão no meio do funil já reconheceram a sua necessidade e estão considerando possíveis soluções. Por isso, esse é o momento ideal de oferecer algum conteúdo mais orientado, mostrar o seu produto com mais detalhes, apontando os diferenciais.

É importante saber que, no meio do funil de conteúdo, o consumidor está pesquisando, comparando e avaliando as opções disponíveis no mercado. Então, você deve mostrar como resolver o problema do possível comprador.

Utilizando o mesmo exemplo citado acima: se você possui uma marca de maquiagens, pode criar um reel para o Instagram mostrando quantas horas o delineador dura na pele, ou como a ponta como é fina, etc.


Funil de conteúdo: fundo

O fundo do funil de conteúdo é a fase final. Aqui é onde o consumidor já conhece quais são as opções disponíveis e está pronto para tomar uma decisão.

Por isso, nessa etapa, o conteúdo deve ser altamente persuasivo, oferecendo incentivos para a compra, como promoções, demonstrações, depoimentos de clientes, etc. O objetivo é dar o último empurrãozinho para que o cliente escolha a sua marca.

Ainda no mesmo exemplo, você pode investir em conteúdos UGC com depoimentos e demonstrações do seu produto.


Importante!
Após realizar a venda, é muito importante continuar trabalhando e investindo na relação com o consumidor. Manter a fidelidade do cliente é essencial para estimular novas compras no futuro!


Como criar um funil de conteúdo?
Criar um bom funil de conteúdo envolve algumas etapas-chave. Veja algumas dicas para usar essa estratégia a seu favor:


Conheça o seu público

Entenda quem são seus clientes ideais, quais são suas dores, e como seu produto ou serviço pode resolvê-las. Responda a essas perguntas:

Quem exatamente é o meu público?

Quais são as necessidades, as dores e os desejos dele?
Em quais canais ele consome conteúdo?
Lembre-se: você precisa criar conteúdo para o consumidor, não para você mesmo.


Mapeie a jornada do seu cliente

Identifique as etapas que seus consumidores percorrem desde o momento em que descobrem a sua marca até a compra. Isso é importante porque o objetivo é que você o guie até o momento da compra. Por isso, ter toda essa jornada mapeada facilita (e muito!) na hora da criação do conteúdo.


Desenvolva conteúdos de valor

Produza conteúdos que respondam às necessidades e perguntas do consumidor em cada etapa do funil. Não foque em copiar o que a concorrência vem fazendo; foque em conteúdos autênticos e que realmente façam sentido para quem compra o seu produto ou serviço.


Otimize e ajuste

Esteja sempre monitorando o desempenho dos conteúdos e faça ajustes conforme necessário. Isso ajuda a garantir que cada etapa do funil está funcionando de acordo com o planejado — e, caso não esteja, você consegue ajustar sem maiores problemas.

Lembre-se que os resultados vão além de cliques, likes e visualizações. Qual conteúdo está gerando mais vendas? É nisso que você deve focar.


Qual é a diferença entre o funil de conteúdo, o funil de vendas e o funil de marketing?

Embora esses três conceitos estejam interligados, cada um tem um foco específico. Veja:

Funil de conteúdo: é focado em guiar o consumidor por meio de conteúdos específicos, alinhados com o estágio em que ele se encontra na jornada de compra;
Funil de vendas: esse funil se concentra mais no processo de vendas, desde a captação do lead até o fechamento do negócio. Ele inclui estratégias de conversão e técnicas de venda;
Funil de marketing: abrange todas as estratégias de marketing usadas para atrair e converter leads, incluindo o funil de conteúdo e de vendas, mas também considerando ações de branding e outras táticas de atração.
Cada um desses funis tem um papel específico e importante — o que os difere é a sua funcionalidade. O ideal é trabalhar com todos esses funis em conjunto. 


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