A escolha das estratégias de marketing para sua empresa pode ser mais complexa do que aparenta. No universo do marketing, as estratégias são desenvolvidas para criar e entregar valor aos consumidores, fazendo uso de canais, metodologias e abordagens que atendem às necessidades da marca.
As pesquisas de mercado, estudos de público-alvo, precificação e insights necessários para as empresas, são ferramentas utilizadas com o propósito de entender o que o cliente quer para, assim, entregar o que ele precisa. Já passou o tempo em que as estratégias de marketing buscavam “criar uma necessidade”. Atualmente, os consumidores são mais exigentes e atentos à qualidade dos produtos e serviços.
Possuindo informações sólidas e compreendendo profundamente o mercado, as estratégias de marketing atendem às necessidades do cliente, resultando em lucratividade para as empresas.
Existem várias estratégias de marketing que podem ser usadas para atingir metas de divulgação, vendas e construir uma imagem positiva para a marca.
Se você está se perguntando qual estratégia é a mais adequada para o seu negócio, provavelmente a resposta não será uma, mas várias estratégias combinadas que, no final das contas, serão responsáveis por impulsionar a geração de receita e relevância da marca.
Vamos explorar algumas dessas estratégias. Continue lendo para descobrir mais.
Conheça as estratégias de marketing
O processo de escolha das estratégias de marketing não pode ser aleatório. Se você deseja que o marketing trabalhe a favor do seu faturamento, então é necessário se envolver em pesquisa e planejamento.
Qualquer ação de marketing ou iniciativa que sua empresa decida executar deve estar vinculada a um plano de comunicação ou a um planejamento de marketing que tenha identificado previamente uma oportunidade real, com objetivos, metas e indicadores definidos.
Adotar estratégias sem considerar as particularidades da sua empresa, produto e investimento, pode levar a um investimento mal feito.
Ter uma estratégia garante que você compreenda o potencial que a empresa tem de alcançar determinado resultado, e que seja possível alcançá-lo dentro de um prazo estabelecido.
O ROI (retorno sobre o investimento), neste caso, é previsto e assertivo. Além disso, quando se tem um planejamento claro, todos os envolvidos no processo estão cientes de seu papel e de como podem desempenhá-lo com a máxima eficiência.
As estratégias de marketing fazem parte de um plano maior, que responde ao plano de negócios da empresa. Alguns elementos não podem ser desconsiderados nesse processo, tais como:
Existem as estratégias de marketing online e offline, referindo-se àquelas que são digitais e as que não são. As ações online atualmente oferecem uma possibilidade semelhante, em termos de visibilidade e alcance, às mídias de massa, como a televisão, mas com um retorno maior, considerando o investimento necessário. Isso sem mencionar as inúmeras possibilidades de análise de métricas que o universo virtual oferece.
Conheça algumas estratégias de marketing online
Com essas considerações, fica mais fácil identificar quais estratégias de marketing são mais adequadas para a sua empresa e como fazer para aplicá-las. Lembre-se, o importante é trabalhar estratégias integradas de marketing para obter resultados satisfatórios e aumentar a lucratividade da empresa. Com os aprendizados de hoje, você já está pronto para iniciar o seu planejamento e acelerar os resultados da sua empresa. Esperamos que essas dicas tenham sido úteis.
Agora é com você! Planeje, execute, analise e refine suas estratégias para que seu negócio prospere cada vez mais.