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31/07/2023
Veja como deve ser a escolha de estratégias de marketing para o seu negócio

A escolha das estratégias de marketing para sua empresa pode ser mais complexa do que aparenta. No universo do marketing, as estratégias são desenvolvidas para criar e entregar valor aos consumidores, fazendo uso de canais, metodologias e abordagens que atendem às necessidades da marca. 

As pesquisas de mercado, estudos de público-alvo, precificação e insights necessários para as empresas, são ferramentas utilizadas com o propósito de entender o que o cliente quer para, assim, entregar o que ele precisa. Já passou o tempo em que as estratégias de marketing buscavam “criar uma necessidade”. Atualmente, os consumidores são mais exigentes e atentos à qualidade dos produtos e serviços. 

Possuindo informações sólidas e compreendendo profundamente o mercado, as estratégias de marketing atendem às necessidades do cliente, resultando em lucratividade para as empresas. 

Existem várias estratégias de marketing que podem ser usadas para atingir metas de divulgação, vendas e construir uma imagem positiva para a marca. 

Se você está se perguntando qual estratégia é a mais adequada para o seu negócio, provavelmente a resposta não será uma, mas várias estratégias combinadas que, no final das contas, serão responsáveis por impulsionar a geração de receita e relevância da marca. 

Vamos explorar algumas dessas estratégias. Continue lendo para descobrir mais. 
 
Conheça as estratégias de marketing  

O processo de escolha das estratégias de marketing não pode ser aleatório. Se você deseja que o marketing trabalhe a favor do seu faturamento, então é necessário se envolver em pesquisa e planejamento. 

Qualquer ação de marketing ou iniciativa que sua empresa decida executar deve estar vinculada a um plano de comunicação ou a um planejamento de marketing que tenha identificado previamente uma oportunidade real, com objetivos, metas e indicadores definidos. 

Adotar estratégias sem considerar as particularidades da sua empresa, produto e investimento, pode levar a um investimento mal feito. 
Ter uma estratégia garante que você compreenda o potencial que a empresa tem de alcançar determinado resultado, e que seja possível alcançá-lo dentro de um prazo estabelecido. 

O ROI (retorno sobre o investimento), neste caso, é previsto e assertivo. Além disso, quando se tem um planejamento claro, todos os envolvidos no processo estão cientes de seu papel e de como podem desempenhá-lo com a máxima eficiência. 

As estratégias de marketing fazem parte de um plano maior, que responde ao plano de negócios da empresa. Alguns elementos não podem ser desconsiderados nesse processo, tais como: 

  • Conhecer a persona: Quem é o seu cliente ideal? Quais são os seus interesses, dores, desejos? Conhecer o cliente ajuda a se comunicar com ele e oferecer seus produtos e serviços no momento certo. 
  • Canais de marketing: O universo digital é um excelente espaço para uma empresa ser encontrada. Atualmente, é o primeiro passo na jornada do cliente da maior parte das empresas. Os canais podem ser redes sociais, blogs, e-mails, plataformas de vídeo, SEO ou links patrocinados, por exemplo. 
  • Ferramentas: Estas são as maneiras de colocar suas estratégias em prática, sejam plataformas de análise ou de divulgação, por exemplo. 
  • Conhecimento digital: A internet e o marketing digital são seus grandes aliados, então é importante ter um mínimo de entendimento sobre essa esfera.
  • KPIs: Estamos falando de métricas para entender a performance do site, redes sociais, captação de leads, conversões, entre outros. 

Existem as estratégias de marketing online e offline, referindo-se àquelas que são digitais e as que não são. As ações online atualmente oferecem uma possibilidade semelhante, em termos de visibilidade e alcance, às mídias de massa, como a televisão, mas com um retorno maior, considerando o investimento necessário. Isso sem mencionar as inúmeras possibilidades de análise de métricas que o universo virtual oferece.


Conheça algumas estratégias de marketing online 

  • Entenda e conheça mais de algumas das estratégias de marketing, especialmente as online: 
  • Inbound Marketing: O objetivo aqui é converter clientes por meio de conteúdos relevantes. Utilizando canais como mecanismos de busca, blogs e redes sociais, as páginas e perfis da empresa são encontrados quando o cliente busca por algum conteúdo. 
  • SEO e Marketing de Conteúdo: O Search Engine Optimization (SEO) aplicado ao marketing de conteúdo, ajuda a garantir que o conteúdo divulgado por uma marca esteja bem posicionado nos sites de busca. 
  • Outbound Marketing: É uma estratégia ativa, de marketing tradicional que vai em busca dos clientes, oferecendo seus produtos e serviços. 
  • Marketing de Relacionamento: Trata-se de várias estratégias de construção, disseminação, prospecção, fidelização e criação de autoridade no mercado. 
  • Marketing de Guerrilha: Trabalha com as emoções e é uma estratégia para a promoção de produtos e serviços de forma não convencional. A ideia é criar uma experiência através da emoção. 

 

Com essas considerações, fica mais fácil identificar quais estratégias de marketing são mais adequadas para a sua empresa e como fazer para aplicá-las. Lembre-se, o importante é trabalhar estratégias integradas de marketing para obter resultados satisfatórios e aumentar a lucratividade da empresa. Com os aprendizados de hoje, você já está pronto para iniciar o seu planejamento e acelerar os resultados da sua empresa. Esperamos que essas dicas tenham sido úteis. 


Agora é com você! Planeje, execute, analise e refine suas estratégias para que seu negócio prospere cada vez mais. 
 

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