Voltar
29/07/2024
Neuromarketing: entenda mais sobre neurociência aplicada ao marketing

Entender o comportamento do consumidor é essencial para conseguir planejar e executar estratégias de marketing de sucesso. Nesse sentido, o neuromarketing entra como um aliado importantíssimo. 
Continue lendo para entender mais sobre a neurociência aplicada ao marketing — ou, simplesmente, neuromarketing. 
Boa leitura! 


O que é neurociência? 

Neurociência é, em poucas palavras, o estudo do sistema nervoso, com foco no cérebro. Esse campo de estudo nos ajuda a compreender como nós, seres humanos, pensamos, sentimos e agimos. 

A neurociência nos revela os processos por trás das nossas decisões, oferecendo insights que podem ser aplicados em diversas áreas, inclusive no marketing. 

O que é neuromarketing? 

De forma bem direta, neuromarketing é a aplicação da neurociência ao campo do marketing. Em outras palavras, ele utiliza os princípios e estudos da neurociência para entender como os consumidores percebem, sentem e reagem a diferentes estímulos de marketing. 


Neurociência x Neuromarketing: diferenças 

Embora estejam relacionados, a neurociência e o neuromarketing têm focos distintos: 
A neurociência é um campo mais amplo, estuda todos os aspectos do sistema nervoso; 
O neuromarketing aplica esse conhecimento especificamente na área do marketing. 

Em resumo, a neurociência explora como o cérebro funciona; o neuromarketing usa essa exploração para melhorar estratégias de marketing. 

Como usar a neurociência no marketing digital 

O neuromarketing tem um poder incrível de transformar a sua comunicação com os seus clientes, tornando suas estratégias mais atraentes e eficazes, além de fidelizar clientes ao utilizar estímulos emocionais. 


Veja algumas possibilidades: 

Desperte as emoções certas 
As emoções desempenham um papel muito importante nas decisões de compra. Existe, inclusive, um estudo realizado pela Opinion Box, que revelou que 95% das decisões do dia a dia são tomadas com base nas emoções. 


Por isso, no marketing digital, é essencial que o conteúdo criado toque emocionalmente o público. Elementos como storytelling, imagens impactantes e músicas podem gerar fortes emoções no público, resultando em uma resposta muito positiva para a sua estratégia. 

O mais importante é conhecer bem seu público e identificar os elementos que geram sentimentos como confiança, conforto, alegria, segurança ou qualquer outra sensação positiva em relação à sua marca ou produto. 


Saiba escolher as cores 

Você certamente já passou pela experiência de ver uma cor e associá-la a conforto, ou alegria, ou alguma outra emoção. Isso acontece porque o nosso cérebro reage de formas diferentes às cores. 

Por isso, é essencial que a sua marca utilize cores estrategicamente em suas campanhas. Escolher as cores certas pode ajudar a transmitir a mensagem desejada e a conectar emocionalmente com o seu público. 

Não acredita? Um exemplo claro é o impacto da Black Friday. As cores fortes utilizadas nessas campanhas, especialmente quando combinadas com as imagens certas, despertam um senso de urgência e ação. Quer entender mais sobre isso? A psicologia das cores é um ótimo ponto de partida. Mas, lembre-se: o que funciona para um público pode não funcionar para outro. Nesse sentido, testes A/B sempre são bem vindos. 

Utilize gatilhos mentais 

O termo “gatilhos mentais” é super comum e já é utilizado no marketing há bastante tempo. Os gatilhos mentais são estímulos que influenciam subconscientemente as decisões de compra dos consumidores. 

A neurociência aplicada ao marketing já identificou vários gatilhos que são super eficazes, como: 

Escassez (ex.: queima de estoque! Últimas unidades); 
Prazer e dor (ex.: compre agora e economize X em manutenções); 
Autoridade (ex.: 9 em cada 10 dentistas recomendam); 
Reciprocidade (ex.: assine nossa newsletter e ganhe 10% de desconto); 
Urgência (ex.: promoção válida apenas por 12 horas); 
Dentre outros. 

Incorporar esses gatilhos em suas estratégias de marketing pode aumentar significativamente a conversão e o engajamento do público. 

Por que os profissionais de marketing deveriam se aprofundar na neurociência? 

Entender a forma que o cérebro humano processa informações e toma decisões é fundamental para conseguir desenvolver campanhas muito mais personalizadas e, consequentemente, mais eficazes. 

Além disso, o conhecimento em neurociência/neuromarketing ajuda você a desenvolver estratégias que realmente ressoem com o seu público. 

Isso ajuda não só a ter mais sucesso nas campanhas, mas também a evitar erros comuns, como sobrecarregar os consumidores com informações desnecessárias ou mal direcionadas, por exemplo. 

Ao entender a neurociência, você aprende também a captar e manter a atenção dos consumidores, aumentar o engajamento e melhorar a eficácia das suas campanhas. Em um mercado tão competitivo, essa pode ser a chave para destacar a sua marca! 


Quer aplicar os princípios do neuromarketing na sua empresa? Fale com a A9 Comunicação e descubra como podemos ajudar a transformar suas estratégias! 
 

contato@a9comunicacao.com.br
São Paulo / Brasil.
Todos direitos reservados.
2015_2024
ACOMPANHE NOSSOS
CANAIS