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02/09/2024
Social Commerce: o que é e como aplicar?

Já há algum tempo as redes sociais deixaram de ser um espaço exclusivo de entretenimento e se tornaram verdadeiros canais de vendas. Daí que surgiu o conceito de social commerce!

Em constante crescimento, esse modelo de negócio dentro das redes sociais vem transformando a forma como as marcas se conectam com os consumidores e como os produtos são apresentados online.

Continue lendo para descobrir o que exatamente é social commerce e como você pode aplicá-lo no seu negócio!


O que é Social Commerce?

Principalmente de 2020 em diante — pela pandemia mundial —, o e-commerce se consolidou e expandiu no Brasil. O número de lojas virtuais cresceu e segue crescendo: segundo a pesquisa "Perfil do Ecommerce Brasileiro 2023", o número de sites aumentou de 21.042.257 em 2022 para 23.859.725 em 2023.

Nesse contexto, o Social Commerce é, basicamente, a combinação de redes sociais com o e-commerce. Em termos simples, é a prática de vender produtos diretamente pelas redes sociais, como Instagram, Facebook, TikTok, entre outras.

O social commerce permite que todo o processo de compra – desde a descoberta do produto até a etapa de finalização – aconteça dentro da própria rede social, usando botões de “comprar agora” incorporados em postagens, por exemplo.


Para quem o Social Commerce é indicado?

O social commerce é indicado para praticamente qualquer negócio que queira aumentar sua presença digital.

Pequenos negócios: donos de lojas que desejam aumentar suas vendas e conexão com os clientes;
Marcas que buscam mais proximidade com o cliente: empresas que desejam interagir diretamente com seus clientes e obter feedback em tempo real sobre seus produtos.

Vantagens do Social Commerce

O Social Commerce é uma estratégia que traz diversos benefícios para qualquer empresa. Alguns deles são:

Visibilidade para a marca
Estar presente nas redes sociais não é mais um simples diferencial! Com o Social Commerce, sua marca ganha visibilidade não só pelos seus seguidores diretos, mas também por meio de compartilhamentos, comentários e recomendações dos próprios consumidores.

Mais proximidade com o consumidor
Indo além de apenas vender, o Social Commerce permite que as marcas interajam diretamente com seus clientes em tempo real. Essa proximidade não só melhora a experiência do usuário, como também aumenta a probabilidade de conversões e fidelização.

Confiabilidade
De acordo com uma pesquisa realizada pela All iN | Social Miner em parceria com a Opinion Box e Etus, cerca de 76% dos consumidores pesquisam as marcas nas redes sociais antes de decidir comprar. Por isso, manter as redes sociais atualizadas, com avaliações, comentários e etc., pode aumentar significativamente a credibilidade da sua marca.

Praticidade
O Social Commerce oferece uma experiência de compra extremamente prática. Imagine a seguinte situação: você está navegando nas redes sociais e encontra um produto que gosta. A probabilidade de você finalizar a compra não é muito maior se você tiver todas as informações sobre o produto e conseguir finalizar a compra com facilidade? ?

O Social Commerce reduz as etapas do processo de compra, aumentando a conveniência para os clientes e, consequentemente, as taxas de conversão para a marca.


Impacto do Social Commerce

As redes sociais estão no cotidiano de quase todos os brasileiros. Mesmo que nem todos finalizem compras diretamente nelas, ficou evidente nos últimos anos que esses canais são fundamentais para a pesquisa e o contato entre marcas e consumidores.

Alguns dados recolhidos pela Opinion Box que podem te ajudar a compreender a relevância do Social Commerce:

  • 75% dos brasileiros usam as redes sociais para buscar produtos;
  • 72% dos consumidores usam redes sociais para fazer compras;
  • 56% dos consumidores compram pelo WhatsApp porque é mais prático;
  • 44% dos consumidores se interessam pela compra a partir das ofertas que recebem no WhatsApp;
  • 11% dos consumidores afirmaram que adotarão o Social Commerce nos próximos 6 meses.

Como produzir conteúdos para Social Commerce

Para ter sucesso no Social Commerce, a produção de conteúdo relevante é muito importante. Aqui estão algumas dicas:

Invista em imagens e vídeos de alta qualidade que mostram os produtos de forma atraente;
Aposte em conteúdos interativos que incentivem a participação do público! Alguns exemplos são enquetes, quizzes e caixas de perguntas, entre outros;
Colaborar com influenciadores que têm uma audiência alinhada com a sua marca pode expandir o alcance e adicionar credibilidade ao seu produto ou serviço;
Compartilhe avaliações e histórias de clientes satisfeitos para aumentar a confiança.

O Social Commerce definitivamente é uma estratégia poderosa para aumentar as suas vendas! Que tal se posicionar na frente da concorrência?

Fale com o nosso time de especialistas e saiba como podemos te ajudar.

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